Quero falar com vocês sobre um assunto que muitas pessoas me procuram pedindo algumas orientações que é sobre como começar na TI?

Bom, antes de começarmos, quero dizer que este e os outros posts que virão são apenas a minha opinião. Não há certo ou errado, eu quero apenas compartilhar com vocês as experiências que aprendi.

1º Passo – Conhecer a TI:

Vi muitas pessoas começarem e desistirem, principalmente na década de 2000, porque tinham facilidades com jogos, Orkut e coisas da época. Eu mesmo quando comecei via o Windows e achava que havia um duende mágico que fazia tudo acontecer. Errei feio rs

A TI é muito ampla, nesse mapa-mental aqui tem algumas áreas que futuramente pretendo trazer mais para vocês. Governança, gestão de projetos, funcional, programação web, apps, games, dados, BI, Machine learning e diversas outras.

Áreas da TI
Áreas da TI

O que eu te recomendo é começar a conhecer cada uma dessas áreas antes de investir em um curso ou faculdade. Tente entender como é o dia a dia dessas profissões, o que fazem. Isso pode te ajudar a escolher melhor. Há diversos vídeos no Youtube que você pode assistir para saber “como é trabalhar com design gráfico?”, “como funciona um banco de dados?”. Este tipo de informação pode te ajudar a evitar arrependimentos de escolher uma área que não é bem o que esperava.

2º Passo – Trace sua rota ao objetivo:

Exatamente por a TI ser muito ampla, cada caminho tem um percurso diferente. Por exemplo, se você quiser se tornar um bom programador, pode ser necessário uma faculdade tecnóloga de 3 anos. Já para designers, cursos na área criativa podem ser suficientes. Para gerentes de projeto e governança, muitas vezes é exigido pós-graduações e certificações, etc.

Particularmente, anos atrás eu estava certo que no meu futuro eu seria DBA e fiz investimentos altos, chegando a pagar R$ 8.000,00 em cursos oficiais e no final, acabei mudando de área e poderia ter investido melhor em outras coisas.

Então, este é o conselho: definido seu alvo, planeje como chegará até ele. Cursos, faculdades, certificações, portfólio… há um mundo de oportunidades a sua frente! Entenda quais são os requisitos da área que deseja atuar e faça um plano de ação de como os alcançará.

3º Passo – Promova-se na área

Assim como a estória do ovo e a galinha, o mercado pede o profissional com experiência sem dar oportunidade para a primeira experiência. A minha dica aqui é você pensar sobre como pode se promover melhor. Você pode não ter experiência profissional como programador por exemplo, mas pode pegar tutoriais e montar no github seu portfólio. Pode participar de hackthons, crouwdsourcing e promover seu perfil no LinkedIn, criando um perfil atrativo e postando coisas que mostrem que sabe do assunto.

Por exemplo, eu com 20 ou 21 anos me tornei Supervisor de Processos de uma grande empresa com filiais e mais de 150 funcionários. Eu estava super assustado de ter que lidar com pessoas mais velhas e mais experientes que eu e ajuda-las nas melhores formas de executar seus trabalhos. Na época, eu foquei em obter certificações que corroborassem meu conhecimento e habilidade, tais como CAPM, ITIL e SCRUM. Também pesquisei MUITO sobre postura corporal. Por mais que tivesse medo, tinha de mostrar domínio do que fazia, pois tinham pessoas que contavam comigo para pensar em soluções em momentos difíceis e lidera-las.

Obter certificações, publicar conteúdos e montar um portfólio de projetos pode te ajudar a diminuir a curva de aprendizado que somente a experiência te trará. Igualmente importante pode ser participar de grupos de discussão ou fóruns daquele domínio. Estar por dentro de grupos de WhatsApp, Telegram, Podcasts e Newsletters pode te colocar em contato com profissionais e tendências de mercado. Isso poderá ser atrativo em processos seletivos.

4º Passo – Treine para o processo seletivo

O mais difícil no mercado de TI é entrar. Uma vez que você já está dentro e é bom, dedica-se ao que faz e faz com amor, as oportunidades chovem. Uma sugestão aqui é você praticar antes da entrevista. Pratique na frente do espelho, preste atenção na sua postura corporal, pratique respostas para aquelas perguntas mais comuns como: “Por que devemos te contratar?”, “Onde quer estar daqui há 5 anos?”, etc. Se tentará uma vaga, informe-se sobre a empresa, as tecnologias que a empresa usa, mostre interesse!

Lembro-me até hoje que quando fiz meu processo seletivo de estágio da faculdade para uma consultoria, depois de uma prova difícil que de 40 questões acertei 39, tive de fazer um powerpoint do porquê deveriam me contratar. Ao fim, a entrevistadora me olhou e disse: “nós te daremos essa oportunidade porque vemos o brilho no seu olhar quando fala de tecnologia. Parabéns, você é nosso estagiário!”.

Demonstrar este brilho no olhar, seus planos de evoluir na carreira, metas com objetivos bem definidos e planos mostra que embora esteja no início, você sabe quem é e onde quer chegar. Dedique um tempo se preparando para aquele processo seletivo, daquela vaga e daquela empresa e certamente isto aumentará suas chances de sucesso!

Quer dar seus primeiros passos na TI hoje mesmo? Clica aqui e dá uma olhada nos cursos parceiros do canal para dar seus passos hoje mesmo.

Se você curtiu, compartilha essa dica com seus amigos e nos siga nas redes sociais que postaremos mais conteúdos como esse!

Instagram @carinha_da_ti