Uma área muito comum de pessoas entrarem no mundo da TI é o Design Gráfico, principalmente artistas e profissionais de marketing.

O design gráfico é a área de conhecimento dentro da computação gráfica onde ficam contidos todos os conceitos e ferramentas para criação de peças gráficas, com elementos textuais e não textuais, sendo principalmente (mas não apenas) aquelas destinadas à impressão. Ok, mas o que é isto significa na prática?

Para facilitar nosso entendimento, vamos ver algumas áreas de atuação do design gráfico:

Ilustração e pintura digital: Esta é a subárea do design gráfico que se destina a ilustrar personagens, ambientes e cenários, atribuindo-lhes o melhor acabamento possível com texturas, sombreamentos e efeitos de iluminação. Os profissionais que trabalham nesta frente normalmente atuam para indústrias de games e entretenimento (como quadrinhos, cinema ou publicidade), criando wallpapers e artes de personagens. É possível ainda atuar como artista, realizando pinturas digitais com efeitos e estilos, de maneira similar à profissionais que trabalham com pinturas de telas. Se quiser saber mais, deixarei aqui o link do curso de Pintura Digital do Diego Moscardini que aborda ainda mais este tema com técnicas profissionais!

Falando de ferramentas, profissionais desta área normalmente trabalham com Adobe Illustrator para criação das imagens e utilizam softwares de pinturas como o Adobe Photoshop para realização das pinturas digitais.

Exemplo Folder Academia Actual
Exemplo Folder Academia Actual

Peças publicitárias: Os profissionais de design gráfico que atuam nesta subárea são responsáveis por criação de diversos materiais que auxiliam na divulgação de negócios, como: folders, banners, cartazes, cartões de visita, placas e demais. Hoje em dia com o advento das redes sociais, tem sido também cada vez mais comum peças focadas para posts e storys de redes como Instagram, Facebook, Twitter e outros.

Entre ferramentas comuns entre profissionais neste meio, podemos encontrar Corel Draw e Adobe Illustrator na criação de peças vetoriais e ocasionalmente Adobe Photoshop para acabamentos ou criação de peças mais focadas em Web. Porém, se seu objetivo for a construção dessas peças para redes sociais, há ferramentas como o Canva e MLabs que utilizamos aqui no canal que ajudam e aceleram bastante o trabalho.

Exemplo Maquiagem Digital
Exemplo Maquiagem Digital

Edição de imagens: Outra subárea presente no Design Gráfico é a de edição e melhorias de imagens. Profissionais desta área utilizam principalmente o Adobe Photoshop e algumas ferramentas auxiliares como Adobe Lightroom com intuito de melhorar fotos e imagens, principalmente para mídias impressas e digitais. É possível criar efeitos de maquiagens, enriquecer atributos físicos, criar composição de cenários, efeitos de luz, etc.

Exemplo InDesign, Fonte: Adobe
Exemplo InDesign, Fonte: Adobe

Diagramação: A área de Diagramação que cada vez mais tem sido evoluída para UX (User Experience). Os profissionais de diagramação são responsáveis por criar as melhores estratégias e disposições de conteúdos em livros e revistas (tanto impressos quanto digitais), sites, blogs e outros.

Profissionais desta área normalmente atuam com o Adobe Indesign. Com o advento das tecnologias mobile e aplicativos, profissionais desta área acabam também adentrando no domínio UX, onde a preocupação e os cuidados se expandem da diagramação acabam por abordar toda a experiência do usuário na plataforma e não apenas na organização do conteúdo.

Gostou deste conteúdo e quer dar seus primeiros passos na TI hoje mesmo? Clica aqui e dá uma olhada nos cursos parceiros do canal para dar seus passos hoje mesmo.

Se você curtiu, compartilha essa dica com seus amigos e nos siga nas redes sociais que postaremos mais conteúdos como esse!

Instagram @carinha_da_ti